sexta-feira, 1 de abril de 2005

Um post com conteúdo!

Fazer rádio... não é propriamente uma paixão. Ainda assim, dedico-me a este projecto que me foi proposto pelos meus amigalhaços Pedro e João com alguma seriedade, caso contrário não teria aceite fazer parte do mesmo! Prego no Prato é o nome do programa e vai pró ar da 00h00 à 1h00 da manhã. O tema é o techno, estilo musical altamente desprezado pelas várias estações de rádio existentes aqui no nosso cantinho à beira mar escarapachado...

Como disse no início, a rádio n é uma paixão... é, para mim, um modo de fazer com que algumas pessoas (as poucas que ouvem o programa) tenham contacto com um género musical que, para a maioria dos ouvintes, é meio desconhecido. Para isso e para dar a conhecer ao mundo, perdão, às poucas pessoas que nos ouvem e que não gostavam de PUM PUM PUM que o techno não é só isso... Ah, esqueci-me de mencionar que o programa serve também para mostrar que, à excepção de Agger Nas, os produtores do programa são DJ's de qualidade!! ;)

Gosto de techno, o meu estilo musical preferido é o trance (Paul Van Dyk style principalmente embora aprecie bastante vários outros DJ's). Não gosto muito de psy-trance e irritam-me, solenemente, aqueles que acham que esse é o único estilo existente... IGNORANTES DO CA*****!!! Como tal, não podia deixar de referir aqui que um dos enormes génios deste estilo musical, nº1 DJ in the world, vem ao Olá Love 2 Dance deste ano... DJ TIESTO!
É uma enorme lufada de ar fresco que alguém em Portugal se tenha lembrado que, para um grande festival de música fazia sentido trazer um Dj de topo (já agora podiam trazer o nº2 Paul Van Dyk e o nº3 Armin Van Burren) que, por acaso (ou talvez não!) passam trance... Esta frase é bem polémica! :)

Claro que, tendo em conta que o público Tuga (a maioria pelo menos), gosta é de O-zone, a escolha musical da maioria dos bares/discotecas de Lisboa e do país acaba por deixar muito a desejar. Abro aqui excepção para discos como a Kadoc, a antiga Locomia, o Lux ou o Pacha que nos apresentam algumas sugestões diferentes de quando em vez... Bem, "stating the obvious" (sei que é irritante usar o inglês mas acho que traduz melhor o q quero dizer...), de um público, de um povo que se auto-intitula os "Tugas", com muito orgulho, não se pode esperar muito mais não é?! O que vale é que há algumas excepções!! Poucas, mas preciosas... A falta de cultura musical existente no nosso país é, absolutamente, confrangedora. Não digo que as pessoas tenham de gostar todas de trance, ou de outros estilos musicais... mas podiam saber distinguir uma música de qualidade de lixo para os ouvidos. Num dia destes fui confrontado com uma situação que me fez pensar um pouco... it goes like this: "o carlos adalberto (não é bem assim que ele se chama... :P) gosta bué de jazz e no outro dia surpreendeu-me bué quando me mostrou uns discos com bué trance que tinha lá... tava a vibrar com aquilo... não tem nada que ver uma coisa com a outra!".
Houve um tipo qualquer, cujo nome me falha, que disse que havia dois tipos de música: a boa e a má. Não podia concordar mais. Só tenho pena que os "Tugas" não os saibam distinguir. Muitos nem têm culpa disso! A sua educação falhou nesse componente que, a meu ver, é de extrema importância na formação e criação de uma certa sensibilidade artística e cultural. O Carlos Adalberto claramente gosta de música, quer dizer, GOSTA de música. Porque há uma diferença entre os que ouvem música porque dá na rádio a caminho do trabalho e os que a ouvem e a produzem (porque não!) por amor a esta forma arte.

Em jeito de conclusão, queria só que não entendessem mal aquilo que aqui escrevo... Cada qual tem os seus gostos musicais e ninguém tem nada que ver com isso. Só me é um bocado difícil estar quase sempre a ser confrontado com a minha "esquisitice" quando estou numa qualquer festa, com música de M****, de péssima qualidade, e toda a gente está a adorar...
Devia ir estudar fisiologia, ou então bioquímica... No entanto, a minha irresponsabilidade vai conduzir-me à gravação de um set para o próximo Prego no Prato...

Bem hajam...

3 comentários:

jp disse...

Olé! ;)

Só quero referir que o Dj Flare e o Jaxx são tão bons dj's como o Agger Nas, ou seja, MUITA BONS!! :D

Bom set Diogo! Pessoalmente, estou ansioso pela próxima edição do Prego no Prato! ;=)

Sérgio Silva disse...

eu não curto de o-zone, mas curto de mafalda veiga ... :P

ps disse...

Este post tem muita piada quando olhamos para o post anterior colocado pelo SS!!"maria albertinaaa"


PS - mafalda veiga tem qualidade, apesar de eu nao gostar por aí além.

PPS - Agger Nas tb tem qualidade, pois claro que tem qualidade!